ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
Os 10 prefeitos e a prefeita da Associação dos Municípios da Região do Planalto Médio (Amuplam) iniciaram seus trabalhos em 1º de janeiro e já realizam intensas atividades nos seus respectivos municípios. São nove novos gestores municipais na região e dois que foram reconduzidos aos cargos para o mandato 2025/2028. Confira abaixo um pouco de cada um deles.
Ajuricaba
Prefeito – Paulo Dolovitsch (Progressistas)
Vice-prefeita – Vera Adoryan (MDB)
Histórico prefeito – Tem 60 anos, é casado com Eunice Dolovitsch, tem dois filhos, Fernanda e Renan, e dois netos, Breno e Joana. É agricultor, já foi presidente do Sindicato Rural, onde atuou por vários anos. É um grande incentivador do tradicionalismo gaúcho, sendo fundador do Piquete de Laçadores 8 Braças. Sempre foi participativo nas comunidades e entidades da sociedade civil, tendo atuado como presidente do Medianeira Futebol Clube e também do CPM do Colégio Medianeira. Na área pública administrativa, já integrou diversos conselhos municipais, fez parte da diretoria do Hospital, e também já foi vereador por 12 anos, duas vezes sendo presidente da Casa Legislativa. Na Câmara, já foi assessor parlamentar e, no Poder Executivo, foi vice-prefeito no mandato 2005/2008, e também Secretário Adjunto de Obras, no mandato 2017-2020. No último dia 31 de dezembro, encerrou o seu mandato como vice-prefeito do Município de Ajuricaba na gestão 2020-2024, cumprido ao lado do ex-prefeito Ivan Chagas. Também já foi presidente da 13º FENAPE (Feira Nacional do Peixe Cultivado).
“Os últimos quatro anos foram de muito aprendizado e trabalho. É uma honra poder dar continuidade a esse legado e, agora, assumir a liderança do Executivo Municipal para construir, junto com a Vera, os vereadores e a comunidade, um futuro ainda melhor para Ajuricaba”, Paulo Dolovitsch
Augusto Pestana
Prefeito – Sérgio Luís Neuberger (MDB)
Histórico do prefeito – Tem 61 anos, é casado e natural de Augusto Pestana. Com ensino médio completo, atua no ramo empresarial e também na agricultura. Já ocupou a função de Secretário de Agricultura.
“Fomos candidatos a vice, mas em razão do falecimento de Darci Sallet, acabamos tendo que assumir. Não era para ser dessa forma, mas Deus quis assim e estamos aqui com essa missão de dar seguimento ao que já era feito. Fizemos alguns ajustes no que era necessário e a prioridade é seguir com o que já estava em andamento, casos da nossa creche e as casas populares, além de ampliar a oferta de abastecimento de água para a população. Como Augusto Pestana é bastante agrícola, em especial na produção leiteira, temos prestado apoio especial a esses agricultores. No âmbito industrial, temos uma nova área que está em processo de demarcação e ajustes de lotes, o que iremos atuar com foco nos primeiros meses, bem como, seguir ofertando boa qualidade na saúde e na educação”, Sérgio Luís Neuberger.
Bozano
Prefeito – Gederson Mori (Progressistas)
Vice-prefeito – Clóvis Copetti (MDB)
Histórico do prefeito – Gederson Mori, também conhecido como Geder Mori, nascido em Ijuí tem 50 anos, casado com Giovana Auozani Mori, pai de Henrique Mori, tem grau de instrução superior completo e sua profissão antes de exercer o cargo de prefeito era agricultor. Sua vida política foi iniciada no ano de 2001, quando concorreu a vereador e foi o mais votado, no mesmo período assumiu a secretaria de Saúde onde ficou até 2004, após candidatou-se a vice-prefeito sendo eleito. Ficou no cargo de vice até 2008, quando se candidatou a prefeito e elegeu-se, permaneceu no mesmo até 2012, sendo reeleito e permanecendo até 2016. Foi secretário da Fazenda no período de 2017 a 2019. Se candidatou em 2024 a prefeito novamente e se elegeu para seu terceiro mandato.
Catuípe
Prefeito – Paulo Roberto Dalla Corte (Progressistas)
Vice-prefeito – Jair Rigotti (Republicanos)
Histórico do prefeito – É formado em Administração de Empresas pela Unijuí. Na vida privada ele tem um currículo no setor vinculado na área empresarial familiar. No ramo de varejo e cerealista ele garantiu destaque como gerente comercial da empresa Nedel Dalla Corte, fundada no ano de 1963 pelos seus precursores. Filho caçula da professora, Marli Dalla Corte, política e figura. Filiado ao Partido Progressista em 2016 concorreu a prefeito. Mesmo não vitorioso na época planejou a eleição de 2020. Em meio ao momento de pandemia se elegeu vereador. Aos 36 anos de idade foi eleito prefeito de Catuípe. Casado com Laís Schwening Dalla Corte, bancária, pai do Eduardo Schwening Dalla Corte de 5 anos. Filho de Dari Dalla Corte, empresário e Marli Madalena Schiavo Dalla Corte, professora, vereadora em quatro legislaturas e em uma ocasião candidata a prefeita. É irmão de Vitor Dalla Corte, professor universitário; e de Ricardo Dalla Corte, médico radiologista.
Condor
Prefeito – Rômulo Teixeira Carvalho (MDB)
Vice-prefeito – Antonio Luiz Teixeira Candido (Progresistas)
Histórico do prefeito – Formado técnico agrícola, iniciou a carreira profissional aos 17 anos, em uma indústria sementeira de Condor, após, ingressou na faculdade de Direito e atuou em outras áreas. É pequeno empresário, agrimensor, foi vice-prefeito do município (2021/2024), e também é o vice-presidente da Juventude Estadual do MDB.
“Minha vida profissional sempre foi repleta de desafios. Venho de família humilde, onde aprendi que, coragem, respeito e humildade, são os pilares para o nosso crescimento. Acredito que cada etapa de minha vida foi um aprendizado e serviu para minha evolução pessoal e profissional, o que me possibilitou chegar até aqui”, Rômulo Teixeira Carvalho.
Coronel Barros
Prefeito – Bráulio Scherer (Progressistas)
Vice-prefeito – Marcelo Juliano Treter (PDT)
Histórico do prefeito – Bráulio Scherer é natural de Coronel Barros, municípo onde construiu sua vida, junto com a família. Começou os estudos na Escola Miguel Burnier, depois continuou na escola “Ruizão”, em Ijuí, se formando mais tarde em ciências contábeis pela UNIJUÍ. É casado com Rosane Maria Stasiak, que exerce a profissão de professora em Eugênio de Castro e Catuípe. Tem três filhas: Kauane, Kassiane e Yasmine. Em 2000 se candidatou e foi eleito vereador e, desde então, esteve na Câmara até o fim do ano passado, completando cinco mandatos. É proprietário do Escritório Bráulio, onde presta serviços contábeis à população. Foi secretário de Saúde, secretário de Administração, Planejamento e Finanças, secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo, e secretário de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.
“Ao longo desses anos, adquiri uma experiência que me prepararam para desafios maiores. Sempre estive próximo das pessoas, entendendo suas necessidades e buscando soluções práticas para os problemas do dia a dia. Minha trajetória também inclui importantes funções na administração pública. Essas experiências me permitiram conhecer de perto as demandas da nossa comunidade e trabalhar para atender cada uma delas”, Bráulio Scherer.
Ijuí
Prefeito – Andrei Cossetin (Progressistas)
Vice-prefeito – Marcos Barriquelo (PL)
Histórico do prefeito – Andrei Cossetin Sczmanski foi reeleito para o cargo de prefeito de Ijuí. Tem 41 anos, tem ensino superior completo e já foi vereador em Ijuí por dois mandatos. É natural de Ijuí, filho de José Oreste Sczmanski e Lorena Cossetin. Empresário, sócio-proprietário da Academia Movimento e da Casa de Dança. Formado em Gestão de Negócios e pós-graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades. Foi presidente da Juventude do Partido Progressista de Ijuí e membro da executiva Estadual da Juventude Progressista. Também já foi presidente da Torcida Organizada do São Luis. Também foi diretor e executor de vários projetos socioculturais aprovados pelas leis de incentivo Estadual e Federal.
Jóia
Prefeito – Dionei Lewandowski (Progressistas
Vice-prefeito – Vasco Isidro Pillatt
Histórico do prefeito – Dionei Lewandowski é farmacêutico, tem 45 anos e casado com Liliana Poletto Dambrós. Servidor municipal desse 2007, foi eleito vereador em 2020 e prefeito em 2024.
“Tenho como projetos principais para a administração o desenvolvimento da agricultura, infraestrutura rural, empreendedorismo tanto urbano como o rural. Entendo que a gestão pública deve ser pautada no conhecimento, que é a força motriz para o desenvolvimento. A expressão ‘servidor público’ ela própria traz a definição que é servir ao público. E para isso é imprescindível os princípios constitucionais da administração pública”, Dionei Lewandowski.
Nova Ramada
Prefeito – Alzevir de Marchi (MDB)
Vice-prefeito – Nei Mafalda (União)
Histórico do prefeito – É professor municipal por quatro anos. Foi vereador em Ajuricaba e membro da comissão emancipacionista de Nova Ramada. Secretário de Saúde por dois mandatos, além de vice-prefeito por quatro anos. Importante liderança comunitária e agricultor.
Panambi
Prefeito – Gustavo Cavalheiro (PSD)
Vice-prefeito – Alcindo Scholten Chamaco (Republicanos)
Histórico do prefeito – Tem 42 anos, é casado e possui ensino superior completo. Atua como fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Natural de Panambi, foi vereador por duas legislaturas, de 2017 a 2024.
“O modo de governar para os próximos quatro anos, serão através de metas, objetivos bem traçados, prazos e cobranças incessantes de resultados. Seremos incansáveis na busca por soluções e caminhos para os problemas da nossa comunidade. Com humildade e sabedoria daremos continuidade nas boas ações das gestões anteriores. Com os pés no chão iremos sonhar, com os olhos no futuro, vamos construir um município inovador, e com seriedade administrar os recursos público. Vamos trabalhar para todos”, Gustavo Cavalheiro.
Pejuçara
Prefeita – Flaviana Brandemburg Basso (MDB)
Vice-prefeito – Marcos Villani (Progressistas)
Histórico da prefeita – Flaviana foi reeleita para a função de prefeita, tendo construído uma candidatura única. É casada, tem ensino superior completo e pós-graduação, atuando como advogada. É mãe do Vicenzo e Lorenzo.
“Vou honrar cada voto com mais trabalho e dedicação, buscando incansavelmente o melhor para Pejuçara. Fomos a gestão que mais entregou ao município e os números não mentem. Encerramos o ano de 2024 com R$ 1,6 milhão de recursos livres. Ainda assim, temos muito a fazer pelos próximos quatro anos. Aproveito para agradecer ao vice-prefeito João Luiz Valandro que, esteve ao meu lado, durante estes quatro anos”, Flaviana Brandemburg Basso.