ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima quarta-feira, 20 de novembro, feriado nacional, a Administração Municipal de Pejuçara, preparou uma programação especial. Além da exposição que acontece no Museu Marcos Bresolin, aberta à visitação da comunidade em geral, a Biblioteca Pública Machado de Assis realizará nos dias 21 e 26 de novembro, contação de histórias sobre a Consciência Negra, voltada a alunos da Escola Municipal Pejuçara e grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Viver Melhor.
Outra atividade, será bate-papo sobre o tema, no dia 22 de novembro, às 10h e às 15h, na Escola Municipal Pejuçara, com a presença de Fábio Martins e Ivete Oliveira da Silva e no dia 28 de novembro, das 8h30 às 10h30, na Escola Estadual Angelo Furian, com a presença de Eva Nadir Silva, Luiz Setembrino da Silva, Ivete Oliveira da Silva e Fábio Martins.
DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A criação do Dia da Consciência Negra representa um marco de resistência e cultura afro-brasileira, destacando a importância da história, dos valores e das conquistas da população negra.
Data estabelecida para reconhecer o impacto do legado africano na sociedade brasileira, o dia 20 de novembro relembra a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos de luta contra a opressão de pessoas negras.
Em 2023, foi decretado que a data seria feriado obrigatório em todo o território nacional.