ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
A vacinação contra a poliomielite passou por uma importante atualização no esquema vacinal para reforçar a proteção contra a paralisia infantil. Anteriormente, a imunização era feita através de três doses injetáveis da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) aos 2, 4 e 6 meses de vida, seguidas por duas doses de reforço da Vacina Oral Poliomielite (VOP), administradas aos 15 meses e aos quatro anos de idade.
Agora, seguindo uma orientação mundial, o Ministério da Saúde adotou uma mudança significativa: as duas doses de reforço em gotinha VOP (Vacina Oral Poliomielite) foram substituídas por uma da VIP (Vacina Inativada Poliomielite), que é injetável. Esse novo esquema vacinal oferece uma proteção ainda mais segura, fortalecendo a imunização das crianças contra a paralisia infantil e contribuindo para o controle e a erradicação da poliomielite.
É muito importante que todas as crianças de 15 meses e menores de 5 anos avaliem a caderneta de vacinas para receber a vacina contra Paralisia Infantil, nas situações em que houver a recomendação da dose de reforço.
Procure a sala de vacinas do seu bairro de residência.