ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO

Ministério da Saúde: Vacina oral da poliomielite será substituída por dose ainda mais segura e eficiente

Ministério da Saúde: Vacina oral da poliomielite será substituída por dose ainda mais segura e eficiente

A partir de 4 de novembro, a Vacina Oral Poliomielite (VOP), popularmente conhecida como “gotinha”, será substituída pela Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que é aplicada de forma injetável. De acordo com o Ministério da Saúde, no novo esquema vacinal, as três doses permanecem, enquanto o número de reforços será reduzido de dois para apenas um.
A vacina contra a poliomielite em formato de gotas começou a ser aplicada no Brasil no final da década de 1980, introduzida como parte de uma campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil, que, inclusive, criou o personagem Zé Gotinha para promover a imunização. O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989, quando o último ocorreu na cidade de Souza, na Paraíba. Em 1994, a região das Américas foi a primeira no mundo a ser certificada como livre da doença.
Ambas as vacinas, VIP e VOP, são altamente eficazes na prevenção da poliomielite paralítica. A VIP contém o vírus inativado e induz uma resposta imune com produção de anticorpos que impedem o vírus de atingir o sistema nervoso central. Já a VOP contém o vírus atenuado, que induz imunidade, estimula a produção de anticorpos e a ativação de células que destroem as que estão infectadas.
Alguns dos benefícios da mudança para a vacina injetável é evitar, ainda mais, efeitos colaterais, já que há uma diminuição das doses de reforço, além da simplificação do esquema vacinal e do alinhamento com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a erradicação global da poliomielite.
ESQUEMA VACINAL
O esquema vacinal atual contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
A partir de 4 de novembro, com a VOPb deixando de ser utilizada, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal com o referido imunobiológico será:
• 2 meses – 1ª dose
• 4 meses – 2ª dose
• 6 meses – 3ª dose
• 15 meses – dose de reforço