ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO

Promoção do turismo regional, desafios e oportunidades pautam painel sobre o setor na Expofest Ijuí 2024

Evento reuniu representantes de Rotas Turísticas do Planalto Médio, Noroeste e Missões gaúcha (Fotos: DIvulgação)

Encerrando a participação da Amuplam na programação da Expofest Ijuí 2024, no sábado, 19, a Interlocutora Regional de Turismo da Rota Águas, Culturas e Sabores, Rita Nicoletti, participou do Painel: Desafios e Oportunidades para Gestão do Turismo.

Na atividade foram apresentados pontos importantes de atrações turísticas nas regiões do Planalto Médio, Noroeste e Missões do Estado, desafios e gargalos a serem solucionados, além de oportunidades para o setor.

Na ocasião, Rita Nicoletti apresentou as atividades que são promovidas visando divulgar os pontos turísticos e fomentar o setor nos 11 municípios que integram a Amuplam.

Também participaram do evento Roseli Rost, da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON) e Interlocutora da Região Turística Rota do Rio Uruguai; Isabel Cristina Ribas, do Departamento de Turismo da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e representando a rota turística da região das missões; Liliane Marcon, Interlocutora da Rota Terras Encantadas; e Angelita Bomm dos Santos, secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Derrubadas, da Rota do Yucumã.

Ainda, a programação teve pela parte da manhã workshop de Produção e Qualidade da Cachaça, com o professor Juan Marcel Frighetto, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), do Campus Jaguari. A organização de ambos os eventos foi realizada pela Comissão de Turismo, Lazer, Hospedagem e Recepção da Expofest Ijuí 2024, em parceria com o Impulsa (Ecossistema de Inovação de Ijuí), Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí e Amuplam.

Para Vanilson Silveira, Turismólogo de Ijuí e idealizador da proposta “ao unir forças e planejar de forma integrada, consolidamos este dia como um marco na história da Expofest. O turismo é um recurso importante no desenvolvimento territorial e acredito que seu avanço está diretamente ligado à forma como conseguimos trabalhar juntos, de maneira colaborativa e integrada”, frisa o profissional.