ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
As diversas ondas imigratórias do passado e atuais que colonizaram e compõem hoje os moradores de Ijuí e região, bem como os povos indígenas antepassados, integrantes de variadas tribos, foram os aspectos abordados nas falas dos professores Dinarte Belato e José Augusto Fiorin, durante a Conferência Regional de Cultura e Turismo, realizada nesta sexta-feira, 18, durante a Expofest Ijuí 2024, que teve como tema “Da Carência à Esperança e à Consolidação da Babel do Novo Mundo”.
“Esse é um tema importante de ser abordado, para diagnosticarmos como a Ijuí histórica se torna a Capital Mundial das Etnias e todos os municípios que compõem a Colônia Ijhuy Grande, fundada em 19 de outubro de 1890. O tema é justamente no sentido de mostrarmos como ocorreu todo o processo de imigração, para que posteriormente povos de distintas nacionalidades viessem a ocupar esse território, colonizá-lo e desenvolvê-lo dentro das suas vivências e de aspectos diversos pertinentes à construção de uma identidade cultural. É nesse sentido que a identidade cultural ijuiense começa a emergir, considerando os povos originários que já habitavam o território, considerando os caboclos, e depois o processo imigratório, especialmente europeu. Com tudo isso, nós temos aqui a construção da ‘babel do novo mundo’, conforme descrevia o Padre Antônio Cuber”, resume o professor José Augusto Fiorin. Confira mais aqui.
O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Cultura de Ijuí (Comuci), Prefeitura de Ijuí, Amuplam, Rota Águas, Culturas e Sabores, 36ª Coordenadoria Regional de Educação (36ª CRE) e demais apoiadores, sendo realizado no auditório do Sindicato Rural, no Parque de Exposições Wanderley Burmann.
A conferência também contou com a presença da representante do escritório do Ministério da Cultura no Rio Grande do Sul, Patrícia Affonso, que em fala pela manhã com gestores da área cultural, destacou as políticas públicas do governo federal para o segmento, dentre elas, destaque para a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a qual conta com vários municípios já com editais abertos para fomentar a cultura na região.