ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
Questões ligadas ao esporte e ao lazer foram o foco de discussões durante o 1º Fórum Regional do Esporte e Lazer, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, Prefeitura de Ijuí, em parceria com a Associação dos Municípios da Região do Planalto Médio (Amuplam) e integrando a programação da Expofest Ijuí 2024. O evento foi realizado durante toda esta quinta-feira, 17, no auditório do Sindicato Rural, no Parque de Exposições Wanderley Burmann.
Um dos principais pontos da programação do evento foi a fala do diretor-executivo da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), William Boudakian, que abordou o tema “Políticas Públicas de Esporte e Lazer como alavanca de transformação social”. O atleta e integrante de ONG falou sobre a Lei Geral do Esporte, deveres dos entes públicos e da sociedade civil no âmbito esportivo e de lazer, os desafios que doenças crônicas estão impondo nos sistemas de saúde, tendo como um dos principais fatores o sedentarismo da população brasileira, os impactos das mudanças climáticas no segmento, entre outros temas.
“Infelizmente nós temos uma população brasileira inativa na casa acima dos 50%, uma incidência de juventude inativa acima dos 80% e isso resulta em doenças crônicas não transmissíveis. Então, temos uma população que vem crescendo em obesidade, alta incidência de doenças como diabetes, problemas no coração, doenças vasculares. E estivemos aqui discutindo como o esporte pode contribuir para melhorar essa realidade. Abordamos, portanto, o desenho de projetos para além da cultura do futebol, a qual é muito bacana, mas que consigamos ampliar a possibilidade de experiências esportivas com crianças e adolescentes”, detalha Boudakian. Mais pode ser conferido aqui.
O fórum ainda contou com a fala de Fabiane Liell, representante da área de fiscalização do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul (CREF/RS), que falou sobre a legislação pertinente a profissão e roda de conversa entre o público presente. O evento foi prestigiado por gestores municipais de esporte e lazer, representantes de entidades e ONGs ligadas aos setores dos municípios da região, além de atletas e outros participantes.
Nesta sexta-feira, 18, a Amuplam ainda é parceira na realização da Conferência Regional de Cultura e Turismo, evento que também acontece no Sindicato Rural a partir das 14h, abordando “Da Carência à Esperança e à Consolidação da Babel do Novo Mundo” com o professor Dinarte Belato e professor José Augusto Fiorin.