ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
Institutos de previsão e monitoramento climático apontam o retorno da fumaça sobre a nossa região a partir desta quinta-feira, 19. As queimadas na Amazônia, Centro-Oeste brasileiro, além do Estado de São Paulo e outros países da América do Sul são as responsáveis pelas emissões dos poluentes que já causam transtornos, com hospitais e unidades de atendimento registrando aumentos superiores a 20% no número de pessoas que buscam as unidades de saúde por problemas respiratórios.
Na manhã desta quinta-feira, por exemplo, o site de monitoramento da qualidade do ar suíço IQAir, apontava a qualidade do ar na região de Ijuí em 69, considerada de moderada a ruim conforme os índices de qualidade do ar. E a tendência é a situação piorar, com os indicadores ultrapassarem o número de 100 entre esta sexta-feira, 20, e o fim de semana e seguirem ainda mais altos na próxima semana, deixando a qualidade do ar entre ruim a péssima. A incidência da fumaça na região Sul deve permanecer por, pelo menos, mais um mês, de acordo com especialistas.
Toda essa situação exige cuidados da população, especialmente daqueles considerados grupos mais vulneráveis. Abaixo você confere algumas dicas para mitigar o impacto da má qualidade do ar.