ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
Os prefeitos e representantes dos municípios da Amuplam participaram no dia 06 de junho de assembleia ordinária da associação, ocorrida no auditório do Cisa, em Ijuí. Entre os pontos debatidos, esteve a queda de arrecadação de ICMS para os municípios, devido à baixa na movimentação econômica no Estado no mês passado, em decorrência das enchentes.
O tema compôs uma das principais demandas dos prefeitos gaúchos na Marcha dos Prefeitos a Brasília, ocorrida em meados de maio, e ainda é solicitada junto ao governo federal. Em reunião na sexta-feira, 07, em Lajeado, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) protocolou uma emenda à Medida Provisória que trata do repasse de recursos extras aos municípios em estado de calamidade pública no RS. A intenção é de que a ajuda financeira extra seja estendida a todas as cidades gaúchas, justamente, em razão da queda de arrecadação registrada. A previsão é de que haja uma redução de em torno de R$ 3 bilhões no repasse de ICMS para os municípios gaúchos. O tema seguirá na pauta municipalista gaúcha.
A assembleia também teve discussões sobre outros pontos, como cirurgias traumatológicos, assunto trazido pelos prefeitos e contando com a presença do coordenador de saúde da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (17ª CRS), Marco Atinkinson. O principal ponto abordado foi em relação a demanda reprimida. Conforme os gestores municipais, são mais de 700 procedimentos aguardando atendimento na área traumatológica de alta complexidade na região da Amuplam. Com isso, foi marcada uma audiência com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, para discutir o tema. O encontro acontecerá em Porto Alegre no dia 9 de julho.
Ainda na área de saúde, o prefeito ajuricabense, Ivan Chagas, abordou a questão dos planos de saúde do Instituto de Previdência do Estado (IPE) e sua falta de estrutura e profissionais para atendimento dos segurados, em especial, servidores públicos conveniados. O tema será sugerido pela Amuplam à Famurs, para que se inclua na pauta de discussão estadual.
Na área do turismo, a interlocutora regional da Região Turística Águas, Culturas e Sabores, Rita Nicoletti, explanou aos presentes sobre o relatório de atividades já realizadas e previstas por parte da rota, bem como a atualização dos municípios no Ministério do Turismo, entre outros assuntos internos.
Ainda, os prefeitos discutiram sobre as conclusões das demandas levadas pelos municípios, em especial da Amuplam, à Marcha dos Prefeitos; a posse da nova diretoria da Famurs, prevista para acontecer nas próximas semanas; entre outros temas e assuntos gerais. A próxima assembleia da associação deverá acontecer no fim deste mês.