ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO

05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, O ENGAJAMENTO DO SETOR EDUCACIONAL NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE

05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, O ENGAJAMENTO DO SETOR EDUCACIONAL NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE

05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, O ENGAJAMENTO DO SETOR EDUCACIONAL NA BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE

O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data fundamental no calendário global, celebrada anualmente no dia 5 de junho. A data tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população mundial para a proteção ambiental. As constantes mudanças na sociedade, muitas vezes, deixaram de levar em consideração um desenvolvimento sustentável, que não cause danos ao meio ambiente e, consequentemente, à nossa saúde.

A cada ano, um tema específico é escolhido para destacar uma questão ambiental urgente. O tema de 2024, “Acelerar a Restauração da Terra, a Resiliência à Seca e o Progresso da Desertificação”, continua abordar questões críticas, chamando a atenção para a necessidade de restaurar a saúde do solo e fortalecer a resiliência das comunidades frente às mudanças climáticas. A degradação da terra afeta a biodiversidade, a segurança alimentar e a saúde humana, tornando essencial uma ação coordenada e eficaz.

Os alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Girassol, acompanhados pela professora de Educação Ambiental Denise Pascoal e o Coordenador Pedagógico da Escola Alexandre Sfalcin estiveram na Comunidade Quilombola Passo do Araçá para a realização de uma atividade pedagógica prática, com o plantio de flores, com grande envolvimento dos alunos, na continuidade do Projeto: cuidar e embelezar o espaço de cultura e turismo do Município.

A professora Denise destacou que todos nós podemos contribuir para um planeta mais saudável, passando algumas dicas práticas de pequenas ações do dia a dia que podem ajudar a preservar o meio ambiente tais como:

– Diminuir o desperdício de água.

– Economizar energia.

– Reaproveitar, reciclar e reduzir os resíduos.

– Separar o lixo.

– Participar de projetos comunitários.

– Plantar árvores.

– Cuidar, limpar, embelezar seu espaço.

– Reduzir o uso de plástico.

– Reduzir a compra de produtos supérfluos.

– Não colocar fogo em terrenos baldios.

– Educar-se e educar outros sobre questões ambientais.

– Adotar práticas sustentáveis.

Conforme argumentou o Coordenador Pedagógico da Escola Municipal Girassol Alexandre Sfalcin “a data estimula iniciativas individuais e coletivas que visam conscientizar e reduzir o impacto ambiental. Os alunos participarem dessas ações, se tornam agentes de mudança, contribuindo diretamente para saúde e a sustentabilidade do planeta. No ano passado estivemos aqui plantando coqueiros, hoje podemos contemplar a beleza e o desenvolvimento dessa planta nativa aqui no Quilombo. Vamos juntos fazer a diferença e garantir um ambiente saudável para as futuras gerações”.

Fonte: (Ascom PM Catuípe- fotos colaboração)