ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO

SMS disponibiliza vacinação contra subvariante da Covid

SMS disponibiliza vacinação contra subvariante da Covid

A partir desta semana, a Secretaria de Saúde estará disponibilizando em todas as salas de vacinas, a vacina contra Covid atualizada XBB, do fabricante Moderna.

A estratégia proposta pelo Ministério da Saúde mantém a recomendação para pessoas contempladas nos grupos prioritários, a partir de 5 anos de idade.

A população de grupos prioritários, portanto, tem indicação de receber uma dose da vacina atualizada em 2024, mesmo aqueles que receberam vacina covid neste ano, com o imunizante usado anteriormente.

A vacina atualizada XBB, do Fabricante Moderna foi aprovada pela Anvisa em 2023 e é utilizada em cerca de 38 países, entre eles os EUA e os países da União Europeia, com comprovado perfil de segurança. Conforme  o Informe Técnico, o imunizante contém em sua composição a cepa atualizada XBB com estimativas da eficácia vacinal contra as linhagens atualmente circulantes, importante fator para recomendação de dose anual, considerando o que os estudos tem mostrado sobre possível queda na proteção, com passar dos meses.

Apesar da redução das notificações de casos de covid-19 no País nas últimas semanas, a doença ainda tem alta morbimortalidade, e tem importante impacto na saúde da população, especialmente entre os grupos prioritários, pessoas com condições de saúde que aumentam o risco para as formas graves da doença.

Importante reforçar que a Vacina Covid está incluída no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 4 anos de idade, e esta faixa etária também tem recomendação de receber a Vacina Covid atualizada XBB, do fabricante Moderna.

Na estratégia da Rotina, as crianças desta faixa etária tem recomendação de receber duas doses da Vacina XBB, lembrando que aquelas que já iniciaram ou completaram esquema vacinal contra Covid, deverão receber a vacina atualizada, respeitando os intervalos preconizados no Informe Técnico do MS.

O objetivo principal da vacinação é reduzir casos graves e óbitos pela covid-19, considerando o aumento na incidência e mortalidade em crianças menores de 5 anos, por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em decorrência de Covid 19.

Grupos prioritários:

-Crianças de 6 meses a 4 anos de idade.

Grupos Prioritários, a partir de 5 anos de idade:

-Pessoas com 60 anos de idade ou mais
-Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores;
-Pessoas imunocomprometida;
-Indígenas;
-Ribeirinhos;
-Quilombolas;
-Gestantes e puérperas;
-Trabalhadores da saúde;
-Pessoas com deficiência permanente;
-Pessoas com comorbidades;
-Pessoas privadas de liberdade (com mais de 18 anos);
-Funcionários do sistema de privação de liberdade;
-Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativa;
-Pessoas em situação de rua.

Comorbidades incluídas como prioritárias:

-Diabetes;
-Pneumopatias crônicas graves;
-Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
-Hipertensão arterial estágio 3;
-Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em orgão-alvo;
-Insuficiência cardíaca (IC);
-Cor pulmonale hipertensão pulmonar;
-Cardiopatia hipertensiva;
-Síndromes coronarianas crônicas;
-Valvopatias;
-Miocardiopatias e pericardiopatias;
-Arritimias cardíacas;
-Próteses vavlvares e dispositivos cardíacos implantados;
-Doença renal crônica;
-Doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares;
-Hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves;
-Obesidade mórbida;
-Síndrome de Down e outras trissomias;
-Doença hepática crônica.

Quem não pertence aos grupos prioritários, tem oportunidade de receber a vacina atualizada XBB contra Covid pessoas que não receberam nenhuma dose  da vacina Covid anteriormente.
A nova vacina estará disponível para aplicação em todas as salas de vacina do Município, nas terças e quintas, das 7h30 às 11h e 13h30 às 16h30. Na Sala de Vacinas Meio Rural, o atendimento é de terças e quintas, das 7h30 às 11h30  e a tarde das 13h as 15h30.
A população deve procurar a sala de vacinas do seu bairro de residência, sendo necessária a apresentação de um documento de identificação com foto, comprovante de residência e a carteirinha de vacinação.