ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO

Escolas municipais realizam avaliação de fluência leitora com alunos do 2º ano

Escolas municipais realizam avaliação de fluência leitora com alunos do 2º ano

Pensando na possibilidade de ampliação das práticas pedagógicas assertivas e na consolidação da alfabetização as escolas municipais de Ijuí aplicaram durante o mês de abril a primeira das três etapas da Avaliação de Fluência Leitora, do Programa Estadual AlfabetizaTchê, com foco nos estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental. Estas avaliações foram organizadas em: Avaliação de entrada, Avaliação formativa e a Avaliação de saída. 
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) organizou este processo avaliativo, que teve por objetivo aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos da Língua Portuguesa. A aplicação baseou-se na gravação e sincronização dos áudios na plataforma PARC, utilizando como recurso o chromebook e as folhas de testes para leitura. Nesta aplicação os professores da rede municipal atuam como mediadores do processo de leitura, possibilitando ao estudante engajar-se nos avanços grafofônicos.
A coordenadora pedagógica da Smed, Rosângela Schimanoski, destaca que a alfabetização é uma etapa fundamental do percurso escolar de qualquer estudante. “Com essa avaliação a rede municipal pode identificar o nível de leitura dos estudantes, de modo que ações específicas possam ser implementadas para desenvolver as capacidades específicas de cada estudante.”
“Estando alfabetizado o estudante será capaz de se comunicar com autonomia, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades em diferentes áreas. Uma das dimensões da alfabetização é a fluência em leitura, que diz respeito à capacidade de ler textos de forma expressiva e sem grandes obstáculos, com atenção adequada à entonação, à ênfase e ao ritmo”, complementou Rosângela.