ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
Em abril, nas dependências do CRAS Glória, o Município de Ijuí, através da SMDS e do CREAS, promoveu o II Encontro de Capacitação para Referenciais e Orientadores Socioeducativos.
Foram discutidos os aspectos legais das medidas socieducativas em meio aberto pela Dra. Maria Luiza Polo Gaspary Juíza da Infância e Juventude e pela Dra. Marlise Cordenonsi Bortoluzzie Promotora de Justiça da Infância e Juventude.
Também foi trabalhado a respeito do acolhimento dos adolescentes junto às instituições onde são realizadas as medidas de Prestação de Serviço a Comunidade tendo como referencia a Comunicação não Violenta, a cargo da Professora do Curso de Direito da Unijuí Ester Hauser a da Psicóloga do CREAS Flávia Flach.
Participaram os representantes das principais entidades que recebem adolescentes que cometeram ato infracional, a fim buscarmos, entre outras coisas, um acolhimento mais humanizado, longe de preconceitos e julgamentos, cumprindo o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, que a Prestação de Serviço a Comunidade seja momento em que, além de ressignificar sobre o ato cometido, ele possa se sentir inserido nas instituições realizando um serviço em prol da comunidade.