ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO

Fiscais vistoriam melhoramento da iluminação pública em Bozano

Fiscais vistoriam melhoramento da iluminação pública em Bozano

Fiscais do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) estiveram em Bozano nesta quinta-feira, 18, para avaliar as obras de substituição da iluminação pública no município. 

 

No decorrer do ano passado, os equipamentos comuns foram todos trocados por lâmpadas LED, melhorando significativamente a eficiência da iluminação, tanto em qualidade, quanto em economia. A troca foi possível graças ao Procel Reluz, em que Bozano participou no edital da 3ª Chamada Pública de Projetos de Iluminação Pública. 

 

No edital, o município foi contemplado com R$ 302 mil de recursos do Procel Reluz, mais contrapartida de R$ 19 mil do Executivo municipal, totalizando 228 pontos de iluminação nas ruas do perímetro urbano e nas sedes das comunidades de Santa Lúcia e Vila Salto substituídos. 

 

O Procel Reluz 

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel foi instituído pela Portaria Interministerial n° 1.877, em 30 de dezembro de 1985, para promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício. É um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério de Minas e Energia – MME e, desde junho de 2023, executado pela ENBPar. 

 

Sua atuação está em diversas áreas, tais como equipamentos, edificações, iluminação pública, poder público, indústria e comércio, conhecimento, dentre outras. O Procel Reluz é um dos principais programas de eficiência energética no âmbito da iluminação pública do país. Ao longo de 23 anos, o programa eficientizou mais de três milhões de pontos de iluminação pública e beneficiou mais de 1,5 mil municípios brasileiros, trazendo inúmeros benefícios à cidade e ao cidadão. 

 

Em Bozano, nesta quinta-feira, estiveram presentes o gerente do Procel Reluz, da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), Alexandre Reis e o Engenheiro Eletricista e Fiscal do Convênio do Procel Reluz, Vinícius Zidan. Eles aprovaram os trabalhos executados. Agora será efetuada a etapa de prestação de contas, para finalizar o projeto de substituição da iluminação pública.

 

A comitiva do Procel Reluz foi acompanhada pela engenheira civil do município, Jamile Storch, pelo eletricista, Gilberto Batista dos Santos e o prefeito Renato Luis Casagrande.