ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou hoje (15), o lançamento do Programa Fonte Protegida, com o objetivo de garantir a conservação de nascentes com maior sustentabilidade e já com prevenção dos efeitos das próximas estiagens que virão, podendo ser utilizada a água para o consumo animal entre outros fins.
A 1ª Fonte Protegida, foi feita na propriedade da Família Pedron, no Distrito Colônia Santo Antônio, no interior de Ijuí. A ideia surgiu em função dos problemas que muitos produtores estavam passando durante a seca de 2023, quando, solicitaram a construção de bebedouros à SMDR, devido ao calor intenso e escassez de água para os animais. Entendendo que bebedouro, é uma ação paliativa e não resolutiva, a Secretaria criou o Programa Fonte Protegida.
O projeto prevê, inicialmente a feição de 80 fontes protegidas, contemplando propriedades, em todos os distritos do Município, contribuindo de forma significativa para a longevidade das vertentes que, dessa forma, chegam a durar em torno de 40 anos.
Todo o trabalho foi feito com materiais reutilizados de obras, como por exemplo, os palanques do cercamento, retirados de pontes já substituídas por novas estruturas de concreto, as mudas, são parte do reflorestamento necessário, em função dos asfaltos no interior e, as pedras das Cascalheiras Licenciadas.
O Programa tem o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Educação, Emater, Unijuí e Ceriluz. Depois de construída, o proprietário da área onde a fonte está localizada passa a ser o responsável pela manutenção da estrutura.