ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
A Associação dos Municípios da Região do Planalto Médio (Amuplam) recebeu nesta segunda-feira, 18, a apresentação de um projeto de irrigação para o Rio Grande do Sul que promete reduzir os impactos de enchentes e estiagens no Estado.
A reunião contou com a presença do presidente da Amuplam, Marcus Jair Bandeira, e do representante da Amuceleiro, Eder Both, além de demais gestores da região da Amuplam, bem como secretários das áreas ambientais, do agronegócio; representantes de empresas privadas dos setores envolvidos; o presidente da Ceriluz, Guilherme De Pauli, do superintendente da Sicredi das Culturas RS/MG, Roque Enderle; do coordenador da Cotripal, Tiago Kuntz; vereadores e assessores de Câmaras Legislativas e demais participantes. O foco do plano considerou as realidades dos municípios da região e é centrado na identificação de pontos onde podem ser instalados pontos para armazenamento de água.
Conforme os dados apresentados, na região da Amuplam foram mapeados 2.139 pontos em que podem ser realizadas obras para combater a estiagem, distribuídos entre Ajuricaba, com 86 pontos para construção de açudes; Augusto Pestana, com 163; Bozano, com 49; Catuípe, com 165; Condor, com 191; Coronel Barros, com 44; Ijuí, com 186; Jóia, com 874; Nova Ramada, com 106; Panambi, com 148; e Pejuçara, com 127.
Produzido pelo geólogo Rogério Porto e pelo professor Elvio Giasson, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – com iniciativa política do senador Luis Carlos Heinze – o programa teve os detalhes apresentados no evento ocorrido no Salão Farroupilha da Prefeitura de Ijuí, na manhã desta segunda-feira.
Ao fim do encontro ficou criado um grupo de trabalho para desenvolver o projeto nos municípios. O grupo conta com representantes das municipalidades e da Emater-RS/Ascar, sendo coordenado pelos secretários de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Ijuí, Emerson Pereira e Yuri Pilisson, respectivamente.