ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO

Prefeitos cobram por melhorias em rodovias estaduais

Audiências com representantes do governo estadual buscam cobrar por repasses e mais atenção às vias estaduais da região (Fotos: Reprodução)

Integrando as constantes atividades de cobrança por melhorias na infraestrutura da região, prefeitos dos municípios integrantes da Amuplam participam rotineiramente de encontros e audiências com representantes do governo estadual para pedir por investimentos nas ERSs que cortam a região.

Nos últimos dias, o prefeito de Ajuricaba, Ivan Chagas, e o prefeito de Nova Ramada e presidente da Amuplam, Marcus Jair Bandeira, estiveram com agenda na Casa Civil do Estado, com o secretário Artur Lemos. Na pauta de reivindicações, esteve, principalmente, cobrança por melhorias na ERS-514 e na ERS-539, via esta ainda não pavimentada e que dá acesso ao município nova ramadense.

“No nosso caso de Nova Ramada, estivemos cobrando agilidade por parte do governo gaúcho em busca do montante que ainda falta ser investido para termos o orçamento completo para a pavimentação da rodovia. São cerca de R$ 9 milhões que ainda são necessários para financiar toda a obra. O município já possui um montante separado para a obra e tivemos um indicativo de que o Estado poderá complementar o recurso para, enfim, termos o acesso asfaltado para Nova Ramada”, detalha Marcus Jair Bandeira.

O prefeito nova ramadense também detalhou que uma adequação no projeto é necessária, em razão de uma exigência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). “O projeto original não previa a construção de um trevo junto da unidade da Cotripal que existe no percurso da ERS-539, por isso que tivemos que fazer uma adequação para prever esta interseção e evitar problemas futuros no acesso a via”, complementa o gestor. O projeto está sendo executado pelo município.

Recapagem da ERS-514 e melhorias no trecho não pavimentado

Em relação ao pleito de Ajuricaba, a principal solicitação foi pela recapagem da ERS-514 e melhorias no trecho não pavimentado entre Ajuricaba e Nova Ramada.

“As melhorias na ERS-514 são sempre um pleito nosso. Na audiência protocolamos mais um pedido para que o Estado dê continuidade ao trabalho no contrato já existente de pavimentação e conservação da ERS-514. É um trabalho constante que fazemos. Na oportunidade, pedimos ao secretário Artur Lemos mais aplicação de recursos para que a recapagem da via tenha prosseguimento. Além disso, também solicitamos a utilização de recursos ainda do ano passado de aplicação de cascalho na ERS da cidade de Ajuricaba, até a divisa com Nova Ramada. Para esse trabalho já há recurso garantido, basta a empresa responsável executar a obra. Por isso, também pedimos uma articulação do governo gaúcho junto a empresa Continental, para que ela execute o serviço antes da chegada do inverno. Hoje, o município tem feito esse trabalho, mas essa é uma obrigação do Estado”, detalha o prefeito ajuricabense, Ivan Chagas.

Na pauta da audiência também foi levado um pedido para que Ajuricaba receba verbas e um novo veículo para o transporte escolar no município. Segundo Ivan Chagas, desde a adoção do turno único no município, o transporte escolar é feito somente pelo município, o que tem dificuldade a rotina em razão da falta de veículos para tal. As demandas serão acompanhadas pelos gestores municipais e terão andamento em audiências e encontros futuros com o governo gaúcho.