ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
Desde o início do ano, a Secretaria de Saúde de Coronel Barros tem intensificado suas ações de combate à dengue, incluindo a distribuição gratuita de repelentes à população. Em meio à declaração de situação de emergência pelo governador Eduardo Leite no Rio Grande do Sul, com 20 óbitos confirmados devido à doença, o município reforça sua determinação em prevenir e controlar a disseminação do vírus.
Após implementar diversas iniciativas bem-sucedidas, como mutirões de limpeza e o recente Dia D de limpeza, a secretaria continua sua mobilização. No próximo sábado, dia 16 de março, às 07 horas, está programada mais uma grande ação para fortalecer o enfrentamento à dengue com um grande mutirão de limpeza. A ação terá início em frente ao Centro de Saúde e seguirá pelas ruas do município verificando terrenos baldios, praças e pátios.
“A população coronel-barrense é fundamental nesse combate. Convido a todos a se unirem a nós neste sábado para juntos eliminarmos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e protegermos nossa comunidade”, ressaltou Michele Santoni, Secretária Municipal de Saúde.
O decreto de emergência possibilitará que o governo estadual destine recursos de forma ágil e sem burocracia, facilitando a compra de insumos essenciais e recebendo verbas federais específicas para o combate à doença.
“A união e colaboração de todos são essenciais. Vamos nos unir nessa luta e mostrar que, juntos, somos mais fortes contra a dengue”, acrescentou Santoni.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de buscar atendimento médico ao primeiro sinal de sintomas, como febre alta, dores no corpo e mal-estar geral. Além disso, medidas preventivas, como a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e o uso de repelentes, são fundamentais para interromper o ciclo de transmissão da dengue.
Coronel Barros reafirma seu compromisso em proteger a saúde e o bem-estar da população, unindo-se às demais cidades gaúchas nesse esforço conjunto contra a dengue.