ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
Realizada na semana passada, uma audiência pública apresentou detalhes a respeito do início das obras aguardadas há mais de uma década no município de Ijuí e em toda a região, a construção das paralelas da BR-285 no perímetro urbano ijuiense.
Promovida pela frente parlamentar pró-paralelas da BR-285 em Ijuí, presidida pelo deputado estadual Gerson Burmann (PDT), a audiência contou com a presença de políticos estaduais e regionais, do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro, do engenheiro da Construtora Luiz Costa, responsável pelas obras, José Salvador, de lideranças locais e regionais, empresários e comunidade em geral. Na oportunidade, representando a Associação dos Municípios da Região do Planalto Médio (Amuplam), esteve o prefeito de Panambi, Daniel Hinnah.
Na audiência, Pinheiro e Salvador detalharam que a expectativa é de que as intervenções na via iniciem pelo entroncamento da BR-285 com a ERS-342, na saída para Augusto Pestana, Jóia e Cruz Alta, um dos principais gargalos da via no perímetro urbano de Ijuí. As obras possuem orçamento inicial previsto na casa dos R$ 250 milhões e contemplam 10 quilômetros de paralelas, do Aeroporto de Ijuí até o posto da Polícia Rodoviária Federal. Serão nove obras chamadas de arte, como viadutos, passarelas e demais interseções de maior envergadura na via.
A previsão de início das obras é entre 30 e 60 dias, após realizada a assinatura da ordem de serviço. Na ocasião, o engenheiro da construtora ressaltou que, apesar da empresa não ser conhecida no Rio Grande do Sul, ela atua em 12 Estados da federação, incluindo o Rio Grande do Norte, onde ela possui a sua sede. Salvador frisou que a intenção da empresa é concluir os trabalhos no menor tempo possível.
Obra de importância regional
Conforme Daniel Hinnah, a presença na audiência foi importante para acompanhar pautas regionais. Inclusive, a mesma empresa também será responsável pela construção do trevo de acesso a Panambi pela BR-285. Segundo o presidente da Amuplam, e prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima, as paralelas da BR-285 em Ijuí são de interesse de toda a região. “Afinal, temos Ijuí como o município referência na Amuplam, onde há grande circulação de moradores de toda a nossa região. E essas melhorias irão beneficiar a todos que utilizamos a via para buscar ou prestar algum serviço no município de Ijuí”, destaca o presidente.
Assim como a Amuplam prestou apoio nesta demanda, os prefeitos e prefeita da associação também são solidários a demandas viárias de outros municípios da sua abrangência, como as intervenções necessárias na BR-158 em Condor e Panambi e nas melhorias das rodovias estaduais que cortam os demais municípios, especialmente no que concerne a conservação destas vias, bastante prejudicadas diante das chuvas recentes na região.