ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO

Prefeitos da Amuplam discutem temas regionais em assembleia geral

Reunião aconteceu nesta quinta-feira, 12, durante a Expofest 2023, em Ijuí (Fotos: AI Amuplam/Divulgação)

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 12, a assembleia geral de outubro da Associação dos Municípios da Região do Planalto Médio (Amuplam) durante a Expofest 2023, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, em Ijuí.

Entre as pautas, esteve uma explanação sobre o andamento do processo de implantação de um campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em Ijuí. Nesse ponto, o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, agradeceu o apoio da Amuplam na proposta de instalação do campus na cidade ijuiense. Conforme Cossetin, os prazos e documentações por parte do município de Ijuí estão todos em dia e atualmente se aguarda o lançamento do edital para a inscrição dos municípios interessados em receber um campus.

Nesse sentido, conforme o secretário e coordenador do processo Pró-IFFAr em Ijuí, Chico Ortiz, a cidade foi a primeira a demonstrar interesse em receber um campi da instituição de ensino federal. “O campus de Ijuí será urbano, voltado para cursos mais em áreas urbanas, até porque já temos um IFFar com foco na área rural em Panambi e não queremos competir”, afirmou Cossetin durante sua fala na reunião.

Melhorias e paralelas da BR-285

Outro ponto discutido foi em relação a BR-285. “As paralelas das travessias urbanas de Ijuí, desde o ano passado, já havia a permissão por parte do governo federal de Ijuí fazer o licenciamento ambiental. E nesta semana saiu o edital para a licitação da empresa que iniciará as obras em parte dos cerca de 10 quilômetros previstos para as paralelas”, informa Cossetin.

Ainda, no dia 18 de outubro, será realizado um evento durante a Expofest para tratar de melhorias em toda a BR-285. Todas as prefeituras de municípios que são cortados pela rodovia federal foram convidados para participar do encontro.

Preço do leite

Outro assunto abordado no encontro foi sobre o preço do leite no Estado. Nos últimos dias, o presidente da Amuplam e prefeito de Jóia, Adriano Marangon de Lima, viajou para Brasília para levar essa demanda a políticos e representantes do governo federal.

Na assembleia desta quinta-feira, Lima e os demais prefeitos presentes reforçaram a importância do setor leiteiro para o comércio dos pequenos municípios. “O produtor da bacia leiteira tem pouca área de propriedade, mas tem muitos empregados e é um forte fator de permanência das famílias no campo, além de ser esse produtor que gasta o que ganha no comércio local”, cita o prefeito de Ajuricaba, Ivan Chagas, durante sua fala sobre o assunto.

Os demais prefeitos também destacaram a relevância de buscar soluções para a crise que afeta o setor. Por sua vez, produtores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais que estiverem presentes na reunião, elencaram algumas demandas que podem auxiliar os produtores. Entre elas, está o subsídio aos produtores de leite, dificultar a importação do produto, ações de pressão para indústrias que recebem incentivos fiscais priorizarem o leite produzido no Brasil, entre outras medidas. Além disso, ficou decidido que um documento regional será firmado e entregue ao governo federal com as demandas dos produtores de leite.

Na reunião desta quinta-feira, o representante da Famurs, Gilmar da Silva, falou sobre pautas que a federação busca em demandas em prol dos municípios. Entre as cobranças, está a contrariedade da imposição de assinatura de convênios que aumentam custos aos municípios, decisões judiciais sobre a incorporação de servidores terceirizados na folha de pagamento dos Executivos Municipais, entre outros assuntos.

Outro ponto discutido foi a dificuldade com o atendimento da média complexidade na região, sendo proposto que o Cisa possa atuar mais fortemente nesse segmento. Por fim, foi levantada uma preocupação em relação ao impacto dos custos da previdência nas contas municipais. Nesse ponto, o tema voltará a ser debatido na região e em nível estadual com a intermediação da Famurs.

Saiba mais clicando aqui.