ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
Neste domingo, 1º de outubro, aconteceu a eleição para escolha dos novos conselheiros tutelares que atuarão pelos próximos quatro anos na função de garantir os direitos das crianças e adolescentes de Bozano. Foram cinco titulares eleitos e os demais 10 candidatos ficaram como suplentes, seguindo a ordem de votação recebida por cada candidato.
O processo eleitoral foi avaliado como positivo pelos envolvidos. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente (Comdica) de Bozano, Micheli Sandri, destacou a alta participação da população na eleição, quando quase 50% dos eleitores aptos no município comparecem para escolher os conselheiros, totalizando 1.165 votantes, dos 2.358 eleitores aptos. Foram oito votos nulos e cinco em branco.
“Foi uma eleição bem tranquila. Nós enquanto Comdica, tanto os membros da comissão eleitoral especial, agimos conforme os regulamentos da legislação federal. Buscamos seguir todos os detalhes repassados no edital. Então, a eleição foi bem clara, bem transparente, com todos os candidatos sendo bem orientados. A transparência foi o foco dessa eleição e acredito que conseguimos deixá-la, além de ser justa a todos os candidatos. Tanto que, diferente da maioria dos municípios que optaram por urna eletrônica, nós optamos por urna de lona e com votação em papel, pois nós iríamos receber somente uma urna eletrônica e isso acabaria beneficiando os candidatos da cidade no nosso entendimento. Por isso, optamos por usar as urnas de lona para que tanto os eleitores da cidade, quanto os do interior, pudessem ter iguais direitos de acesso. Isso se refletiu no número de votantes, que atingiu quase 50% dos eleitores de Bozano. Até por isso também que o resultado demorou mais, sendo divulgado por voltadas 22h”, analisa Micheli Sandri.
A presidente da Comissão Especial Eleitoral, Rosa Ines Baiotto Francisconi, também avaliou o processo de escolha dos conselheiros tutelares como positivo. “Vejo que nossa eleição aconteceu de forma tranquila e a apuração dos votos foi transparente, de modo que todos puderam acompanhar. Agradeço a todos os mesários que nos ajudaram para um bom andamento da eleição e a todos os membros da comissão eleitoral”, reconhece e agradece Rosa.
A posse dos novos conselheiros será em 10 de janeiro de 2024. O critério de desempate dos votos nos dois casos registrados em Bozano foi pelo critério de idade, sendo o candidato mais velho tendo preferência, conforme o edital já determinava.
Confira a listagem de votos do Conselho Tutelar de Bozano
Ordem
Nº
Nome
Nº de Votos Válidos
01
08
JOSIANE AGERTT COSSETIN- JOSE
166
02
02
GUSTAVO BIGOLIN
113
03
06
DELONI DOS SANTOS SANDRI
100
04
01
DIEINIFER ANELISE DA SILVA COPETTI
100
05
04
SANDRA NELI DE LIMA
97
06
15
NATIELE DA SILVA SIDRI
97
07
07
ROSELI MARIA BECKER
92
08
14
NEIVA TERESINHA CECCATO TONEL
90
09
09
MARCO ANDRÉ KIRCHNER – PACHECO
89
10
12
ELISA MARIA KROMBERG KINALSKI
58
11
03
LUIS HENRIQUE PIRES
55
12
11
MONICA MICHELE MASSAFRA RIBEIRO
37
13
05
LEIA TAIS BALIN
30
14
13
JESSICA CRISTIANE DIAS DE OLIVEIRA
26
15
10
INÊS SCHMELING
02