ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
Com as inundações em virtude do período de chuvas intensas, a população deve estar atenta a certas doenças que são incomuns no dia a dia, mas que podem surgir com as chuvas. A Leptospirose é uma delas.
Após enchentes, qualquer pessoa que tenha contato com água doce contaminada, de rios ou córregos, ou no solo, pode estar em risco de infecção pela doença. Deve-se evitar contato prolongado com água ou lama de enchentes.
Procure atendimento médico no caso de apresentar febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor abdominal após entrar em áreas com águas de enchentes.
A população que vive nas localidades de Itaí, Chorão, Linha 6 Leste (Havaí) e Fonte Ijuí, locais atingidos pela enchente, devem estar atentos a possíveis sintomas da infecção.
Entenda a doença: A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.