ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
No domingo dia 10 de setembro, a prefeita Flaviana Brandemburg Basso, juntamente com o vice-prefeito João Luiz Valandro, a Coordenadora de Cultura Silvia da Cruz, a patroa do CTG Pealo da Amizade, Lisiane Marceli Mioso, e a Prenda Mirim Maria Clara, se deslocaram até Boa Vista do Cadeado, para buscar a Chama Crioula, e trouxeram até a fazenda do senhor João Batista na localidade de Água Boa, onde os cavaleiros e cavaleiras estavam no aguardo da chama.
Após o almoço, os cavaleiros e cavaleiras, juntamente com as autoridades e de mais tradicionalistas, se deslocaram até o CTG Pealo da Amizade em que foi feita a entrega oficial da Chama Crioula no município de Pejuçara, com a Solenidade de Abertura da Semana Farroupilha.
A distribuição da Chama aconteceu a nível regional pela 16° Região Tradicionalista no dia 17 de agosto na cidade de Cristal e no dia 20 de agosto iniciaram uma cavalgada de 392km, que foram percorridos em 18 dias até a cidade de Boa Vista do Cadeado.
Neste ano o tema dos festejos farroupilhas é “O centenário da revolução de 23”, esse tema foi colocado pelo MTG, aonde trás o lenço branco dos chimangos e o vermelho dos maragatos, representando o estreitamento de laços da Revolução de 1923, a Patroa dos Festejos Farroupilha é Malu Benitz e tem como música tema, “Nos tempos de 23”.
A tradição da Chama Crioula foi iniciada em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo, em Porto Alegre, representando a coragem, a união
dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra. A Chama Crioula simboliza o início das comemorações da Semana Farroupilha, que culmina com as celebrações alusivas ao 20 de setembro, data que marca a Revolução
Farroupilha.
A patronagem do CTG Pealo da Amizade está com uma programação especial para os festejos tradicionalistas.