ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
E com grande preocupação que informamos sobre a situação de emergência da estiagem que está afetando a região da AMUPLAM.
Devido à falta de chuvas significativas nos últimos meses, muitos rios, riachos e açudes estão secos ou com níveis muito baixos, o que tem gerado uma grande escassez de água para consumo humano, animal e para as atividades agrícolas. A falta de água tem sido especialmente grave em áreas rurais, onde muitas famílias dependem de poçoscartesianos e açudes para suas necessidades diárias. Agricultores também estāocenfrentando grandes dificuldades na produção agrícola, e consequentemente a economia da região será afetada.
Conforme dados em anexo do informativo Conjuntural do Escritório Regional da EMATER/RS ASCAR, a estimativa de perda econômica é de R$ 1,7 bilhões na Região da AMUPLAM. Os gestores locais estão trabalhando para amenizar a situação, no entanto, é preciso que toda a população se conscientize da gravidade da situação e adote práticas de consumo responsável da água, evitando desperdícios e promovendo o uso consciente deste recurso tão precioso.