ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO

Usina Velha passará por revitalização para ser ponto turístico de Ijuí

Usina Velha passará por revitalização para ser ponto turístico de Ijuí

Na tarde desta quinta-feira, 6, dentro da Programação da Semana do Meio Ambiente, ocorreu a visitação a Usina Velha. o Professor  Dr. Paulo Sausen do Gaic – Grupo de Automação Industrial e Controle fez a apresentação do projeto de P&D e PEE (Nano Grids dos sistema de geração e o museu da eletricidade), os projetos são uma parceria entre a Unijui, Demei e Demei Geração. O evento também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, secretário do Desenvolvimento Rural Emerson Pereira, secretário da SMED Cláudio Souza, secretário da SMCET José Augusto Fiorin e dos diretores do Demei Geração Daiana Michelon Pias e do Demei Marco Aurélio Sickas, além de servidores e convidados.
Conforme Marco Aurelio Sickas, o projeto de revitalização da Usina Velha contempla uma melhoria na infraestrutura do espaço que remonta o início da produção energética em Ijuí, inaugurada há quase um século, quando produzia energia suficiente para abastecer a cidade de Ijuí e também de Santo Ângelo na época, sendo uma das mais importantes hidrelétricas do Estado. 
A Diretora do Geração Daiana Michelon Pias, trouxe a tona a importância da preservação do espaço público para todos tenham acesso a um local seguro e com infraestrutura  para o turismo. Que a implantação dos projetos de P&D e PEE trarão um novo significado para a Usina Velha, sem perder o brilho histórico.
Conforme o secretário Yuri Pilissão, a usina Velha é um local histórico em uma área verde extremamente importante para Ijuí, onde o objetivo é desenvolver projetos sendo um deles o museu da eletricidade. “O objetivo é desenvolver tecnologias para novas fonte de energia”, revelou o secretário.
Durante a visitação ocorrida nesta quinta, teve a mostra fotográfica que conta a história da Usina Velha, desde sua construção antes de 1930.
Sobre a Usina Velha
Inaugurada em 1923 foi inicialmente projetada para atender as necessidades do município durante dez anos, no entanto a demanda por energia aumentou tanto que apenas cinco anos depois já era necessária a instalação de um segundo grupo gerador. Este segundo grupo foi instalado em 1932 e na década de 1940, foi instalado um gerador a diesel. A usina tinha capacidade para produzir 500 Kw de potência, o que equivale apenas ao consumo da iluminação pública. O local conta ainda com uma queda dágua de 12 metros de altura no rio Potiribu.