ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
A Associação dos Municípios da Região do Planalto Médio (Amuplam) realizou na semana passada o Workshop: Processos de Auditoria e Tributação. A formação contou com a presença de cerca de 50 servidores dos 11 municípios da Amuplam e serviu para gerar conhecimento nas áreas de gestão e contabilidade fazendária, com enfoque nos Executivos Municipais.
Realizadas na quarta-feira, 27, e na quinta-feira, 28 de setembro, no Salão Farroupilha da Prefeitura de Ijuí, as oficinas abordaram temáticas como “Procedimentos de Auditoria do TCE em 2023 e 2024”, com Heber dos Santos, auditor de Controle Externo de Melhoria do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS); “Diagnóstico das Administrações Tributárias Municipais – Fragilidades e Oportunidades de Melhoria”, com Geovane Foletto Lopes, auditor de controle do TCE-RS; e “A terceirização de serviços no setor público: procedimentos contábeis, entendimentos jurídicos, planilhas de custos para licitações”, com Cezar Volnei Mauss, professor e diretor da Faculdade de Tapejara (FAT) e mestre em contabilidade e controladoria, e Eduardo Luchesi, advogado especialista em direito tributário.
Para o tesoureiro da Amuplam e prefeito de Nova Ramada, Marcos Jair Bandeira, eventos como o workshop são importantes pelo conhecimento trazido e, também, pela economia gerada aos municípios.
“Esses cursos que são proporcionados aos nossos servidores são muito importantes para a qualificação dos nossos servidores. Também destaco a parceria de união dos municípios em trazer para a nossa região os cursos, ao invés de nos deslocarmos para Porto Alegre ou outros locais. Isso é uma economia que gera às prefeituras, permitindo que possamos qualificar nossos servidores com menos custos”, afirma.
O tesoureiro da associação ainda complementa sobre os profissionais presentes no workshop. “Tivemos aqui representantes do Tribunal de Contas, contadores e profissionais da área jurídica, possibilitando que os servidores das áreas contábil, jurídica e de licitações das nossas prefeituras pudessem retirar dúvidas que são rotineiras nos Executivos Municipais. Por exemplo, temos aí a nova lei de licitações, temos as mudanças de entendimentos que o Tribunal de Contas vem tendo sobre as terceirizações, entre outros pontos. Então, diante da preocupação que essas mudanças vêm trazendo, nós prefeitos da Amuplam, junto com o presidente Adriano, nos empenhamos em trazer esse workshop para que essa qualificação nos ajude na nossa gestão para que possamos fazer as coisas da melhor forma possível e não venhamos sofrer os apontamentos”, ressalta o tesoureiro da Amuplam.