ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO PLANALTO MÉDIO
A maioria dos municípios integrantes da Associação dos Municípios da Região do Planalto Médio (Amuplam) obtiveram colocações positivas no ranking estadual que mede a qualidade da educação, o que corrobora o bom trabalho que é realizado no setor pelos profissionais nas prefeituras.
Liderado por Bozano, que está entre os oito melhores municípios de todo o Rio Grande do Sul, a lista entre os 150 mais bem posicionados no ranking do Índice da Educação Municipal no Rio Grande do Sul (IMERS) conta ainda com outras seis cidades da região: Pejuçara (em 14º lugar); Augusto Pestana (em 30º lugar); Nova Ramada (em 58º lugar); Catuípe (em 91º lugar); Coronel Barros (em 110º lugar); e Ijuí (em 115º lugar).
O índice é baseado nas provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), aplicadas pela primeira vez no ano passado. A adoção do IMERS aconteceu após a entrada em vigor de uma legislação que aplica mais peso em indicadores que medem a qualidade da educação, para a distribuição de recursos aos municípios.
No caso, o resultado do IMERS de cada município compõe o indicador da Participação no Rateio da Cota-Parte da Educação (PRE) das cidades, cálculo que define quanto os Executivos municipais irão receber de valores do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Desta forma, quanto maior o indicador, mais recursos são destinados às prefeituras.
Quatro índices compõem o IMERS: o Índice da Qualidade da Alfabetização (IQA), mensurado com base na avaliação do 2° ano do Ensino Fundamental da rede municipal; o Índice da Qualidade dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (IQI), mensurado com base na avaliação do 5° ano do Ensino Fundamental da rede municipal; o Índice da Qualidade dos Anos Finais do Ensino Fundamental (IQF), mensurado com base na avaliação do 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal; e o Índice de Aprovação (IA) de todos os anos do Ensino Fundamental da rede municipal.